No trato diário com o seu cliente, certamente você se depara com diferentes estilos e comportamentos de compra ou negociação. Os interesses, as motivações, as repulsas, as falas são muito diversificadas.
Nesse sentido, um dos erros mais comuns que observo, inclusive em consultores experientes, é tentar “impor” seu estilo durante uma negociação ou ainda não observar o estilo do outro e usar argumentos e falas vagas que distanciam a conversa daquilo que a outra parte deseja ou dá valor. Ou seja, negociam com o espelho.
A consequência disso são argumentações que, por mais que abordem características, vantagens e benefícios de seus produtos e ofertas, têm pouco impacto na tomada de decisão do comprador.
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Somos seres distintos, temos motivações de compras distintas e somos impactados de forma diferente pelo que o outro fala e faz em uma negociação. Reconhecer o estilo de negociação do seu cliente e produtor tornará sua comunicação mais direcionada e adequada às expectativas da outra parte.
Quando fazemos isso, acontece uma conexão
e, por consequência, menos objeções que impedem o fechamento da venda. Quando há essa identificação de estilos, a possibilidade de o outro “comprar” sua ideia é maior.
Uma técnica amplamente consolidada em negociação, prática e fácil de ser aplicada, reconhece quatro diferentes estilos de comportamento. São eles:
catalisador, apoiador, analítico e controlador.
O catalisador busca inovações e exclusividade. Por isso, você deve tratá-lo como único, especial e lhe oferecer o que há de novo. Escolha esse perfil para ser o primeiro a saber das campanhas e condições especiais, inclusive lançamentos. Eles vão adorar.
O apoiador valoriza muito os relacionamentos em uma negociação. Assim, trate-o de forma mais pessoal e privilegie contatos presenciais. Se preocupe com o bem-estar e priorize estratégias de relacionamento com os apoiadores.
O analítico é detalhista e burocrático. Em uma negociação, procure sempre formalizar as conversas e esteja preparado para esclarecer detalhes. Este perfil gosta de se sentir seguro para negociar.
O controlador foca em resultados e ganhos. Utilize a matemática comercial para convencê-lo e deixe tangíveis os ganhos que sua oferta trará. Seja prático, objetivo e sintético nas conversas. Eles gostam de fazer negócios com quem vai direto ao ponto.
Essa técnica, chamada de Estilos de Negociador, nos permite reconhecer como o comprador se comporta no cenário da negociação, o que o motiva e o que o distancia, e quais técnicas você pode utilizar para obter sucesso.
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Todos nós temos características presentes nos quatros estilos. De forma geral, temos um estilo que se destaca. Logo, não existe um estilo bom ou ruim, melhor ou pior. Existe o seu estilo e o da pessoa com quem está negociando.
Ao conhecer esses quatro estilos, suas características e comportamentos, saberemos identificá-los por meio dos elementos verbais e não-verbais expressos pelas pessoas com quem negociamos.
A maneira pela qual a pessoa age e reage no contexto da negociação é que permitirá identificar seu estilo e usar a comunicação e táticas de negociação mais adequadas. Entender sobre estilos de negociação é investir em conexão e relacionamentos.
Afinal, negociar é a arte de entender o que o outro deseja e não de dialogar com o espelho. Isso é NEGOCIAR PRA VALER.
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