Nestas etapas, com o próprio nome diz, é o momento em são colocadas as cartas na mesa e conhecidos os posicionamentos das partes. São as fases em que os negociadores expõem seus lados: o comprador fala de suas necessidades; o vendedor, entende-a corretamente e apresenta sua proposta.
O professor José Augusto Wanderley diz claramente: “devemos gerar confiança e criar um clima construtivo e não defensivo, tornando as partes receptivas, prontas para ouvir e prestar informações relevantes ao desenvolvimento da negociação”. Por conclusão desta definição, é o momento de barganhar preços?
Após a apresentação, virão as dúvidas e objeções
É neste momento que o clima negocial pode esquentar. Muitos compradores, com uma visão de curto prazo e com intenções de ganharem o máximo possível ou desequilibrarem os negociadores, lançam mão de estratégia de barganha de preços sem, ao menos, terem certeza se irão ou não comprar. Cabe ao negociador, reconhecer a tática de seu oponente e usar-se do antídoto correto.
Nesta etapa: