Conheça os 5 artifícios utilizados pelos consultores de vendas produtivos

Prof Dalto

Consultor de vendas: Os 5 artifícios para ser altamente produtivo

A produtividade é, acima de tudo, uma questão de atitude e estado de espírito em que o consultor de negócios busca a melhoria contínua como diretriz profissional. 


Mas por que alguns consultores de vendas acham tempo para fazer relacionamento e pós-vendas e outros mal conseguem atender às demandas de seus clientes? Por que alguns profissionais “dão conta do recado”, tem tempo para família, vida pessoal, hobbies e outros não?


Leia também: Como lidar com o preço nas etapas iniciais da negociação


O que leva um consultor a ser produtivo?

O ponto de partida para o aumento da produtividade ocorre quando o trabalho assume um significado subjetivo no indivíduo. Quando um consultor de vendas tem claro para si mesmo seu propósito, torna-se uma pessoa motivada e engajada, que são requisitos indispensáveis para ser produtivo.


Essa motivação e engajamento para com a rotina comercial estimula a crença de que as coisas podem ser feitas de uma forma melhor do que ontem. 


Nesse sentido, consultores motivados desenvolvem um esforço contínuo para se adaptar às situações adversas de mercado, às novas tecnologias na área de vendas, aos novos métodos de prospecção e abordagem de clientes, por exemplo. Ou seja, engajados e motivados.


Esse ciclo de melhoria-adaptação colocará esse consultor em uma rota contínua de aumento de produtividade. 


Confira: Automotivação para vendas – Saiba como adquirir com 5 achados da neurociência!


E quais são os artifícios de consultores de sucesso?

Promover o equilíbrio entre uma alta entrega com seus desejos de ordem pessoal é uma tarefa que requer ir além do domínio de mercado ou conhecimento, uma boa carteira de clientes ou um portfólio de produtos atrativos em mão. 


É preciso gerenciar de forma efetiva as demandas diárias, a rotina comercial e, para quem faz visitas, maximizar o tempo em campo. A seguir, relaciono algumas atitudes e comportamentos que tenho observado consultores de alta performance:


1. Eles trocam o relógio pela bússola

E sabe para quê? Para terem foco. Na rotina desses profissionais sai o “trabalhei x horas no dia” e entra “produzi isso hoje”. Não existe produtividade sem foco. Quando acertamos o foco, buscamos não só eficiência e eficácia, mas efetividade nas entregas! 


2. Possuem métodos e hábitos 

Para priorizar e racionalizar suas demandas diárias. Esses hábitos são construídos através da disciplina e comprometimento. Isso faz com que esses consultores se planejem para produzir mais. 


3.Utilizam a Lei de Parkinson em seu favor 

A lei de Parkinson diz: "O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização". 


Ao estabelecer o tempo determinado para realizar uma visita a um cliente, por exemplo, sua mente descobrirá um meio de executá-la dentro do prazo estabelecido. Preciso dizer que sua produtividade aumentará significativamente com o não-desperdício de tempo com assuntos secundários?


4. Administram os componentes orgânicos da produtividade 

Esses consultores cuidam da qualidade do sono, possuem uma alimentação equilibrada, buscam estratégias para fazer manejo do stress, dentre outras medidas para manterem-se saudáveis e com energia em alta. São profissionais que possuem a consciência de que, para produzirem acima da média, precisam que essa máquina chamada corpo humano trabalhe em seu favor.


5. Evoluem sempre 

Como disse, produtividade é uma atitude e comparar, constantemente, o que planejaram na semana versus o realizado faz parte da rotina desses consultores de alta performance. 


A partir dessa análise, é possível identificar quais os sabotadores do tempo, por exemplo. E levantar questionamentos, como o que o ajudou a cumprir o planejado e quais fatores dificultaram. Com essas respostas não é difícil fazer os ajustes necessários para a semana seguinte ser mais produtiva.


Conseguem perceber que não existe fórmula mágica, muito menos receita de bolo. Administrar a rotina comercial requer um esforço contínuo e a construção de hábitos que o conduzam à tão esperada alta performance.


Ao administrar este valioso bem que temos em mãos, o consultor não só irá melhorar sua produtividade, mas também sua satisfação para com o trabalho. Afinal, falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.


Faça isso e NEGOCIE PRA VALER!


Continue sua leitura: Como ter autoconfiança para negociar em 5 dicas!


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: