A produtividade é, acima de tudo, uma questão de atitude e estado de espírito em que o consultor de negócios busca a melhoria contínua como diretriz profissional.
Mas por que alguns consultores de vendas acham tempo para fazer relacionamento e pós-vendas e outros mal conseguem atender às demandas de seus clientes? Por que alguns profissionais “dão conta do recado”, tem tempo para família, vida pessoal, hobbies e outros não?
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O ponto de partida para o aumento da produtividade ocorre quando o trabalho assume um significado subjetivo no indivíduo. Quando um consultor de vendas tem claro para si mesmo seu propósito, torna-se uma pessoa motivada e engajada, que são requisitos indispensáveis para ser produtivo.
Essa motivação e engajamento para com a rotina comercial estimula a crença de que as coisas podem ser feitas de uma forma melhor do que ontem.
Nesse sentido, consultores motivados desenvolvem um esforço contínuo para se adaptar às situações adversas de mercado, às novas tecnologias na área de vendas, aos novos métodos de prospecção e abordagem de clientes, por exemplo. Ou seja, engajados e motivados.
Esse ciclo de melhoria-adaptação colocará esse consultor em uma rota contínua de aumento de produtividade.
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Promover o equilíbrio entre uma alta entrega com seus desejos de ordem pessoal é uma tarefa que requer ir além do domínio de mercado ou conhecimento, uma boa carteira de clientes ou um portfólio de produtos atrativos em mão.
É preciso gerenciar de forma efetiva as demandas diárias, a rotina comercial e, para quem faz visitas, maximizar o tempo em campo. A seguir, relaciono algumas atitudes e comportamentos que tenho observado consultores de alta performance:
E sabe para quê? Para terem foco. Na rotina desses profissionais sai o “trabalhei x horas no dia” e entra “produzi isso hoje”. Não existe produtividade sem foco. Quando acertamos o foco, buscamos não só eficiência e eficácia, mas efetividade nas entregas!
Para priorizar e racionalizar suas demandas diárias. Esses hábitos são construídos através da disciplina e comprometimento. Isso faz com que esses consultores se planejem para produzir mais.
A lei de Parkinson diz: "O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização".
Ao estabelecer o tempo determinado para realizar uma visita a um cliente, por exemplo, sua mente descobrirá um meio de executá-la dentro do prazo estabelecido. Preciso dizer que sua produtividade aumentará significativamente com o não-desperdício de tempo com assuntos secundários?
Esses consultores cuidam da qualidade do sono, possuem uma alimentação equilibrada, buscam estratégias para fazer manejo do stress, dentre outras medidas para manterem-se saudáveis e com energia em alta. São profissionais que possuem a consciência de que, para produzirem acima da média, precisam que essa máquina chamada corpo humano trabalhe em seu favor.
Como disse, produtividade é uma atitude e comparar, constantemente, o que planejaram na semana versus o realizado faz parte da rotina desses consultores de alta performance.
A partir dessa análise, é possível identificar quais os sabotadores do tempo, por exemplo. E levantar questionamentos, como o que o ajudou a cumprir o planejado e quais fatores dificultaram. Com essas respostas não é difícil fazer os ajustes necessários para a semana seguinte ser mais produtiva.
Conseguem perceber que não existe fórmula mágica, muito menos receita de bolo. Administrar a rotina comercial requer um esforço contínuo e a construção de hábitos que o conduzam à tão esperada alta performance.
Ao administrar este valioso bem que temos em mãos, o consultor não só irá melhorar sua produtividade, mas também sua satisfação para com o trabalho. Afinal, falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.
Faça isso e NEGOCIE PRA VALER!
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