Mudando Hábitos: o gatilho, a rotina e a recompensa

Prof Dalto

Mudando Hábitos: o gatilho, a rotina e a recompensa

homem de terno subindo escada

Mudando Hábitos, entenda o impacto na vida corporativa!


Um hábito é uma disposição que temos de ser ou de agir de forma regular e constante, que se repete conscientemente ou não. São padrões de comportamentos aprendidos que incorporamos ao nosso
repertório diário. E, para nossa felicidade ou desespero, existem os hábitos bons e os nocivos.


O que fazemos e por que fazemos, seja na vida pessoal, corporativa ou em uma
negociação, resultam da ocorrência de três elementos básicos: o gatilho, a rotina e a recompensa, como explica Charles Duhing em seu famoso livro “O Poder do Hábito”.


O gatilho é aquele
sinal que funciona como um lembrete para a execução de uma determinada tarefa. Pode ser um lembrete para iniciar uma reunião, ou aquela vontade insaciável de comer doce após o almoço, como também podem ser aqueles gatilhos que despertam uma reação negativa na negociação.


O segundo elemento do hábito é a
rotina, justamente aquilo que você tem ou deseja ter como ritual diário. Um hábito se cria a partir da repetição da rotina e, de tal forma, que essa ação fica automatizada. 


Para completar, acrescenta-se a essa dupla a recompensa, que é o ganho obtido ao fazer aquela rotina. Mantemo-nos firmes na rotina quando a recompensa imediata acontece.


Essa tríade – o gatilho, a rotina, e a recompensa – funciona como um
looping em nossa mente. Quanto maior a sensação de prazer e bem-estar, mais reforçado ficará o hábito. E o contrário também é verdadeiro. Quanto menor a recompensa, mais difícil será criar um novo hábito. Ficou fácil agora entender por que não é tão simples mudar um hábito ou criar um novo.


Não deixe de conferir também:
Como ter autoconfiança para negociar em 5 dicas!


O passo a passo para mudar um hábito

Você já se pegou numa situação como esta: despendemos algumas horas do dia com assuntos e questões improdutivas, que simplesmente deveriam ser eliminadas ou drasticamente reduzidas, em detrimento de questões mais importantes que precisam ser feitas.


Um exemplo disso, na área comercial, é por que optamos por estender aquele papo desnecessário com um cliente, durante uma negociação de vendas, em vez de fazer o registro da visita no CRM ao final do dia? 


Em situações como essa, procrastinamos a ponto de acumular os registros para fazer na sexta-feira ou no início do mês seguinte, o que consome horas em uma atividade burocrática e entediante.


A decisão entre estender aquele papo relaxante e agradável ou fazer o registro no CRM ocorre devido ao mecanismo de recompensa. Nossa mente vai sempre optar por aquilo que é mais prazeroso. É aí que mora o perigo!


Quando uma rotina se torna um hábito prejudicial, como procrastinar os registros do CRM, é mais difícil mudá-lo. Esse hábito se infiltra em nossa mente e cria um emaranhado de conexões neurais baseado na recompensa imediata, a tal ponto que, em alguns casos, a pessoa sente que é praticamente impossível eliminá-lo de sua vida.


Se eu desejo mudar um hábito que julgo prejudicial – a procrastinação dos registros do CRM, por exemplo – a primeira atitude é
entender a rotina na qual esse hábito foi instalado, como estender a visita com conversas desnecessárias. Mas eu só consigo mudar algo quando aquilo está claro em minha mente. Portanto, devo me perguntar:


- O que aciona o gatilho – de estender as conversas com meus clientes para além do necessário, por exemplo? 

- Eu consigo eliminar esse gatilho? 

- Se não conseguir, o que posso fazer quando esse gatilho aparece?

- Qual recompensa imediata eu busco?

- Qual o prazer imediato envolvido?


É importante perceber que, ao entender os elementos desse gatilho e as recompensas que obtenho a partir dessa rotina, passo a ter condições de refletir, agora racionalmente, sobre como esse hábito se instalou. Ou seja, se quero mudar um hábito, preciso considerá-lo sob todos os aspectos. Só assim terei condições de agir para mudar.

Também já falamos sobre A Caixa-Preta nas negociação, acesse para saber mais!


Como criar um novo hábito

Entender a relevância de se criar bons hábitos é fácil, mas colocar tudo isso em prática, especialmente quando se trata de criar novos hábitos, é um grande desafio para a maioria das pessoas.


Existem diversas teorias sobre como criar um novo hábito. Uma das mais populares recomenda que você faça algo por
21 dias ininterruptos, com horários pré-estabelecidos, para que essa rotina se torne um hábito.


Eu acrescentaria a essa técnica um outro elemento: o desejo. O que nos impulsiona e nos faz sentir potentes? Ao guiar nossa conduta na busca pelos nossos desejos, passamos a ter consciência de que precisaremos abdicar de alguns hábitos para adquirir outros. É com a clareza de nossos desejos que essa espiral negativa dos maus hábitos é quebrada. Nada vem de graça!


Viver repetindo maus hábitos impede que você trabalhe seu potencial pleno e invista seu tempo e energia em outros projetos extremamente importantes para sua vida. 

Crie plena consciência de que você é o único responsável por suas escolhas e o único que pode fazer algo para mudar seus hábitos. Isso o fará NEGOCIAR PRA VALER.


Continue sua leitura:
Automotivação para vendas – Saiba como adquirir com 5 achados da neurociência!


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: