Saiba porquê vendas não são sobre produtos e sim sobre pessoas

Prof Dalto

Vendas não são sobre produtos, são sobre pessoas - Entenda!

A ênfase excessiva que damos ao produto durante uma negociação, em detrimento de desvendar a pessoa com quem negociamos, foi uma das mensagens mais ouvidas por renomados professores durante uma imersão em Vendas e Negociação que fiz nos Estados Unidos.


Cerca de 11 em cada 10 professores repetiram essa frase, com palavras ou enfoques diferentes.
 


Um dos professores, um experiente
trainner de técnicas de vendas, que desenvolveu metodologia e treinou vendedores de empresas como a Boeing, enfatizou que nunca podemos esquecer que uma negociação é uma reunião de pessoas. 


Seja numa venda tradicional
one-to-one ou totalmente digital, via chatbox, por exemplo, o foco precisa estar nele, ou seja, na pessoa com quem negociamos, e na perspectiva da necessidade dele.


A importância de enxergar as pessoas durante uma negociação


Nesse sentido, argumenta o professor, consultores perdem a venda não porque seu produto é mais caro, inferior tecnicamente ou porque as condições comerciais não estão atrativas.


Mas sim porque não direciona os esforços de maneira suficiente para identificar os desejos e as necessidades da pessoa com quem negociamos


Essa persistência em falar demasiadamente sobre a empresa, o produto ou o serviço, em detrimento de entender o cliente de maneira abrangente e estratégica, empurra o processo para uma abordagem transacional em que
o preço é o fator preponderante para a negociação.


Veja esta minha experiência:
 


Ainda em 2008 a abordagem na perspectiva do cliente foi um dos enfoques de um treinamento que fiz para gestores comerciais da rede de escolas Cultura Inglesa. O tema era “Venda valor e não venda preços”. 


Desde então, defendo a ideia de que o objetivo do consultor é fazer os negócios dos seus clientes prosperarem e se perpetuarem. E isso requer olhar o cliente por outras perspectivas que vão além de simplesmente vender e ofertar um produto ou serviço.


Faço questão de trazer à tona esse enfoque na maioria dos meus treinamentos.


De forma similar, ao abordar a temática sob o ponto de vista do consultor de negócios, o professor Chris Pratt, com mais de 50 anos de experiência em grandes empresas americanas, traz a perspectiva de que a
relevância pessoal do consultor é mais importante nas relações comerciais do que o domínio técnico deste consultor. 


Mudando de perspectiva


Pela visão do professor Pratt, para se tornar relevante para o seu cliente você precisa sair da posição de
Sales Person e assumir a posição de Business Person. É uma mudança de perspectiva na maneira de atuar bastante forte. 


Enquanto na posição de
Sales Person você concentra seus esforços em falar no processo de venda, em falar do produto, como Business Person o foco muda para a necessidade do cliente de uma forma mais abrangente: como minha oferta, efetivamente, vai ajudar meu cliente a prosperar


Aliás, o verbo
to help – ajudar em português – foi amplamente usado por muitos professores durante a imersão. E por um simples motivo: ajudar assume amplos significados no processo comercial.


É a velha máxima: se sua oferta contribuir para que os negócios de seu cliente prosperem, você vai vender o que quiser para ele. E vai continuar a vender por um longo tempo. Esse é o seu trabalho: ajudá-lo a prosperar!


Pense nisso e NEGOCIE PRA VALER!


Veja mais sobre negociação no nosso artigo: “
Tipos de negociadores e o perigo de negociar com o espelho


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: