Qual o futuro do ChatGPT para o mundo das vendas?

Prof Dalto

O ChatGPT vai roubar seu emprego em vendas?

O ChatGPT promete revolucionar o universo das vendas por meio de respostas rápidas e precisas a perguntas comuns dos clientes. 


Além disso, seria capaz de fornecer informações detalhadas sobre produtos ou serviços e ainda de personalizar as vendas com base nas necessidades do cliente. Assim, será que essa tecnologia vai roubar seu emprego em vendas?


Quer saber
como vender mais para os próximos anos? Confira nosso post falando mais sobre o assunto.


Você sabe o que é o ChatGPT?

Como um modelo de linguagem avançado, o ChatGPT é uma ferramenta capaz de conversar com o usuário por meio de texto. Ele foi treinado em uma ampla variedade de tópicos. 


Na área comercial, sua promessa é de automatizar e agilizar a interação com os clientes dando respostas coerentes e relevantes para as perguntas e comentários.


Diante de tantas funcionalidades, estaria o ChatGPT ameaçando a função de vendedor? Antes de responder a essa pergunta, resolvi testar
duas aplicações da ferramenta na área de vendas. Confira!


Aplicação 1: construção de estratégias de vendas

Perguntei ao ChatGPT quais sugestões ele daria para eu atrair leads qualificados para meu negócio de treinamento no mercado corporativo (B2B). Veja o que ele respondeu:


  1. Produza conteúdo relevante e de qualidade: crie um blog ou site com artigos, vídeos e outros materiais educativos que possam ajudar seus leads a resolver problemas ou tomar decisões importantes.
  2. Utilize as redes sociais: crie perfis nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo e publique conteúdo que gere interesse e engajamento. 
  3. Utilize técnicas de SEO: otimize seu site para os motores de busca, utilizando palavras-chave relevantes para o seu negócio. 
  4. Faça parcerias estratégicas: identifique outras empresas que atendem o mesmo público-alvo que você e crie parcerias que possam gerar leads qualificados para o seu negócio.
  5. Utilize anúncios pagos: crie campanhas de anúncios no Google Ads, LinkedIn Ads ou outras plataformas relevantes para o seu público-alvo. 
  6. Participe de eventos e conferências: participe de eventos e conferências relevantes para o seu público-alvo, nos quais você possa apresentar seus serviços e conhecer potenciais clientes.


Pois bem! Enquanto professor, chamo a atenção para um aspecto: conseguem perceber o quanto as sugestões são generalistas? 


Isso me leva a refletir que, diante de modelos de negócios que usam a diferenciação como estratégia competitiva, parecem-me pouco contributivas as ideias sugeridas. 


Persisti e pedi sugestões de estratégias para outros segmentos e obtive respostas muito parecidas. E mais uma vez veio à mente um questionamento: Usar estratégias generalistas como essas conferem diferencial competitivo a uma empresa? Acho pouco provável!


Aplicação 2: personalização das vendas

Um dos grandes desafios de tecnologias de interação com o cliente, já existentes hoje em sites de e-commerce e plataformas digitais, é a personalização no entendimento das necessidades do comprador. Veja como esse assunto foi tratado pelo ChatGPT quando simulei a compra de um laptop para jogos.


Dalto: Olá, estou interessado em comprar um novo laptop para jogos. Qual você recomendaria?

ChatGPT: Olá! Obrigado por entrar em contato conosco. Podemos personalizar nossas recomendações com base em suas preferências. Você prefere laptops com tela grande ou pequena? Qual é o seu orçamento para o laptop de jogos?

Dalto: Eu prefiro tela grande e meu orçamento é de R$ 5.000.

ChatGPT: Entendi. Com base em suas preferências, recomendamos o Laptop X da marca Y, que tem uma tela de 17 polegadas e um processador rápido para jogos de alta qualidade. Ele está dentro do seu orçamento e tem uma classificação de avaliação de 4,5 estrelas de outros compradores. Você gostaria de mais informações sobre esse produto ou você tem alguma outra pergunta?


Observem como o ChatGPT avança na qualidade da interação entre homem-máquina e consegue personalizar, de fato, a oferta. 


Entretanto, um profissional de vendas atento deve ter observado o erro cometido pela ferramenta: o uso de perguntas fechadas no início da interação com o cliente –
Você prefere laptops com tela grande ou pequena? Qual é o seu orçamento para o laptop de jogos?


Rezam as técnicas de vendas que, no início da interação com o cliente-comprador, devemos fazer perguntas para que ele próprio forneça as informações sobre o que considera relevante no produto ou serviço que deseja adquirir. 


Aí sim, a partir dessa respostas, o vendedor tem condições de personalizar as ofertas. 


No caso do ChatGPT, a ferramenta restringiu a abordagem da oferta apenas a dois atributos do produto, que ela própria sugeriu:
tamanho da tela e orçamento


E se o design fosse o atributo mais valorizado pelo cliente? E se a marca fosse relevante? ...  “Bora” fazer um curso de técnicas de vendas, ChatGPT?


Leia também:
Entenda porquê vendas não são sobre produtos e sim sobre pessoas


E a pergunta do milhão?

Por conta de tudo que vimos até agora, //será que o ChatGPT realmente ameaça a função de vendedor? Perguntei isso à própria ferramenta e eis o que ela me disse:


Meu amigo, o ChatGPT não é um vilão, mas sim um aliado na sua carreira de vendas. Veja-o como um parceiro de dança que está lá para guiá-lo e complementar seus movimentos, não para substituí-lo. É como um carro que acelera sua jornada, mas ainda precisa de um motorista experiente para manobrá-lo pelas curvas.


Continue aprimorando suas habilidades de venda, aprendendo e se adaptando, e permita que o ChatGPT o ajude a fazer o trabalho pesado e tedioso. Juntos, vocês formam uma dupla dinâmica que pode realizar grandes feitos e alcançar novos patamares. 


Ele não tem a sensibilidade ou a empatia humana necessária para entender as emoções e nuances sutis de cada cliente. Essa é a sua força como um vendedor.


Lembre-se sempre: o ChatGPT é uma ferramenta, mas você é o talento. E talento, meu amigo, é algo que não pode ser substituído por qualquer máquina.



De forma geral e no atual estágio da ferramenta, acredito que o ChatGPT pode ajudar o vendedor a alavancar os negócios em questões como: 



  • qualificação de potenciais clientes fisgados por campanhas ou mecanismos de busca; 
  • triagem e personalização de uma central de atendimento online; 
  • fornecimento de respostas rápidas e precisas no uso e aplicabilidade dos produtos e serviços; 
  • melhoria da experiência de consumo do cliente. 


Tudo isso impulsionaria as vendas, não tenho dúvidas.


O grande questionamento, e este o ChatGPT ainda não é capaz de responder, é: em qual momento da jornada de compra do cliente sai a máquina e entra o vendedor? 


Como saber o exato momento de pegar esse trem andando, sem que isso incorra em prejuízos para a experiência do cliente por conta de uma tecnologia de pouca originalidade, baseada em respostas mecânicas e generalistas?


Contudo, não podemos esquecer de um “pequeno” detalhe que faz toda a diferença: a inteligência artificial é artificial em sua essência. Se um lado da tela está o ChatGPT; do outro, está um ser vivo e real, que sente!


Não pare sua leitura por aí, confira:
Negociação e comunicação – A importância da linguagem

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