Por que devemos tirar um período sabático?

Prof Dalto

Faça um período sabático

Banff é uma cidadezinha ao norte do Canadá, distante quase quatro horas de voo de Toronto. Situada no meio das Montanhas Rochosas, é um lugar mágico, eu diria. Um lugar que despertou o resgate da minha essência. 



No final do outono de 2021, a 2.451 metros de altitude e a -11ºC, sozinho, no topo do imponente Monte Sulphur, tive um encontro mais que especial comigo mesmo! Talvez o mais belo da minha vida. 


No silêncio do cair da neve daquela tarde, me permiti sentir a força da natureza, em especial a energia dos minerais das montanhas canadenses.


É difícil descrever. Sem que eu pedisse, sem que eu planejasse, uma onda de energia calma e pulsante invadiu meu corpo naquele momento.


Leia também: 4 lições sobre negociação que você precisa conhecer


Um relato sabático

A cada passo no topo do Sulphur, observava atentamente a natureza exuberante ao meu redor. A cidadezinha minúscula lá embaixo me lembrou os primeiros anos de vida no interior do Paraná.


Os resistentes musgos, tentando sobreviver sobre a rocha congelada, trouxeram à memória meu desejo de vencer na vida. Sem que eu percebesse, aquele entorno fez eclodir as vozes do Edu da infância.


O vento assoprava em meus ouvidos as palavras das longas conversas que tive com meu pai. Reviva nossas pescarias aos sábados à tarde e sentia a emoção de quando ele voltava das suas caçadas às codornas. Pobres codornas, digo hoje!


Ao mesmo tempo, relembrava o quanto as lições de vida da minha mãe me encorajaram. Aprendi a sonhar e a lutar pelos meus sonhos com seus ensinamentos. Quanto suas falas me incentivaram! 


Senti o peso nos meus braços ao recordar o nascimento dos meus irmãos e sobrinho quando os segurei pela primeira vez. E o mesmo peso de brincar de ser pai, construção típica das mentes de primogênitos. 


Naquelas longas horas em que o vento congelante rasgava meu rosto, as já esquecidas memórias da infância afloravam em minha mente com facilidade surpreendente. Foi possível me reconectar comigo mesmo; me reconectar com o que entendo ter de mais belo dentro de mim e que posso proporcionar aos outros sem medo, esquivas ou resistências. 


Somente eu e a energia do Sulphur naquela quietude ensurdecedora, em um inesperado e belo encontro comigo mesmo, que se revelou uma transformadora experiência. 


Hoje, um ano depois, sinto o quanto aquele silêncio opressor foi uma grande oportunidade para me ouvir, para colocar palavras e dar significado aos meus sentimentos e desejos. Uma experiência profunda e transformadora que me permitiu ter o privilégio de olhar para a vida sob outra perspectiva. 


É difícil descrever, mas impossível de esquecer. Obrigado, Sulphur, por essa experiência única. Se há um ensinamento que tudo isso me trouxe é: reserve um momento para fazer um sabático. Viaje sozinho e invista no conhecimento de si mesmo. 


Continue sua leitura: 3 Novidades para vender mais para os próximos anos


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: