4 lições sobre negociação que você precisa conhecer

Prof Dalto

4 lições valiosas de negociação que aprendi com os norte-americanos

O que você faria se um cliente, acidentalmente, comprasse uma anuidade de um serviço da sua empresa? Aconteceu comigo em Nova Iorque e, por isso, vou compartilhar com vocês alguns aprendizados de negociação que tive nesta e em outras experiências de consumo nos Estados Unidos.


Leia também:
Três novidades em sales para os próximos anos


1. Tempo nas negociações

O primeiro aprendizado refere-se ao uso do tempo nas negociações.


Foi perceptível que os americanos usam o tempo a seu favor, tanto para dar celeridade ao processo, quanto, especialmente, para conduzir a negociação à concretização do acordo. 


Presenciei essa disciplina britânica, embora estivesse nos Estados Unidos, em uma compra feita na loja da Apple, onde você agenda o atendimento e o consultor tem um período determinado para atendê-lo. 


Também ficou nítida essa preocupação com o tempo no caso de uma compra mais especializada, a de uma bota resistente a baixíssimas temperaturas para escalada em neve. Não por menos, veneram a expressão
time is money!


2. Comunicação

O segundo aprendizado, bem característico da cultura americana, diz respeito à comunicação.


Os americanos são muito claros, objetivos e precisos ao comunicar uma vantagem ou um benefício de um produto. Uma precisão quase cirúrgica, diria. 


Após abordar a necessidade de seus clientes, eles escolhem de duas a três características do produto, explorando, com grande maestria, vantagens, benefícios e diferenciais. 


Além disso, estabelecem tal conexão desses atributos com sua necessidade que impressiona. É uma orquestra para os ouvidos de um professor apaixonado por comunicação. Foi assim quando comprei um gravador de
podcast na Best Buy


Após uma investigação com cerca de oito perguntas, alguns argumentos do consultor caíram como luva diante da minha necessidade. Nem me dei ao trabalho de questionar sobre outros modelos ou levantar objeções.


3. Uso de ferramentas para apresentação

Em diversas ocasiões, observei os americanos sustentarem suas argumentações com instrumentos para que se tornem mais persuasivas – desde um simples folder a um protótipo. 


E o que mais me surpreendeu e decidiu a compra, no caso de um suplemento esportivo, foi que o consultor, para atestar os resultados do produto, me mostrou um artigo de renomada revista científica.


4. Caso do Citybike

Por fim, o caso do Citybike de Nova Iorque que comentei no início deste artigo. 


Acidentalmente, durante o uso do aplicativo de corridas de
bike da cidade, acabei clicando na inscrição como membro anual. Dias depois, vi o débito de 185 dólares no meu cartão de crédito e logo pensei: esses passeios ficaram caros! 


Aqui, minha surpresa: um simples pedido no
chatbox do aplicativo e o valor foi estornado em meu cartão – pasmem, no dia seguinte! E olha que fui sincero ao dizer que me inscrevi acidentalmente e nem me lembrava ao certo como havia feito isso. 


Nada como uma
cultura orientada ao cliente para resolver seu problema prontamente e, de cara, deixá-lo satisfeito a ponto de contar o caso publicamente!


As lições que aprendi me fazem refletir que nada como uma concorrência forte para pressionar empresas e profissionais a serem mais qualificados, justos com seus consumidores, e para desenvolver um time comercial que esteja plenamente apto a abordar, apresentar e fechar uma venda. 


E corrigir possíveis erros com o objetivo de garantir a satisfação do consumidor. Será que não podemos aprender com os americanos?


Em um cenário como este, faz-se necessário, mais ainda, NEGOCIAR PRA VALER. 


Continue sua leitura:
Vendas não são sobre produtos, são sobre pessoas - Entenda!


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: