Como criar uma conexão emocional com seu cliente em vendas remotas

Prof Dalto

Como criar uma conexão emocional com seu cliente em vendas remotas

mulher loira de óculos falando ao telefone e gesticulando

“Falta olho no olho.”

“As relações ficam frias, distantes.”

“Não consigo identificar os sinais de compra do meu cliente.”

“Como captar a atenção do meu cliente se estou distante, se não estou presente fisicamente?”

Frases extraídas dos depoimentos de meus alunos.


Certamente você já falou ou já ouviu algumas dessas frases. O imaginário... não é possível criar um vínculo emocional em ambientes remotos. Não é preciso reinventar a roda. Vou provar que não é tão complicado assim.


As angústias de vender online


A revolução tecnológica tem rompido fronteiras e conectado pessoas de forma como nunca havíamos visto. Entretanto, é muito perceptível que as relações estão cada vez mais frias e distantes. E isso é um paradoxo, já que estamos conectados digitalmente, mas desplugados emocionalmente na maioria das vezes. É possível fazer diferente? 


A gente pensa que, por estar em um ambiente digital, não é possível estabelecer um vínculo significativo e profundo. Na realidade, esse vínculo começa com a capacidade do consultor de vendas de compartilhar ideias, pensamentos, sentimentos e emoções de forma autêntica em que outro sinta-se compreendido e acolhido. Isso faz parte do jeito de ser de cada um.


Quando um consultor se conecta emocionalmente com seu cliente ele estabelece um relacionamento mais significativo e duradouro, baseado em confiança, respeito e reciprocidade, independentemente da forma como realiza a venda. 


Nesse nível de conexão emocional, ambos se sentem à vontade para compartilhar suas necessidades, aflições, desejos e, inclusive, suas vulnerabilidades. Quando há esse vínculo com seu cliente, a insegurança é substituída por uma sensação de apoio mútuo.


Como criar uma conexão emocional com um cliente, mesmo de forma remota?

Fazer o cliente se aproximar de você de forma remota é uma tarefa que transcende as técnicas de vendas, o conhecimento dos produtos, mercado e condições comerciais das quais estamos acostumados. 


É sair da posição de “homem de vendas” e olhar para as relações comerciais com um parceiro de confiança, que se preocupa com o sucesso e o bem-estar do cliente. 


É preciso primeiro entender que o que fazemos no dia a dia, podemos fazer diante do ambiente digital. Essa conexão é baseada em emoções e na construção de um relacionamento de confiança mútua. 


Não deixe de conferir: Como gerar confiança e fidelizar um cliente


Demonstar interesse é a chave para a conexão

Demonstrar-se curioso, genuinamente, pelas atividades, hobbies e interesses de seu cliente são atitudes que levam a uma conexão emocional pessoal e autêntica. 


COMO? Tente pedir uma sugestão de marca de uma raquete de tênis para alguém que é apaixonado por tênis, por exemplo, e veja como essa pessoa reagirá?


Como saber se estou ligado a uma pessoa? 

Não é o fato de você estar distante ... Saber se temos conexão emocional é prestar atenção nos sentimento:


  • quando duas pessoas estão conectadas emocionalmente, elas se sentem à vontade e seguras;
  • a atmosfera é confortável e agradável; a comunicação ocorre sem julgamento ou crítica;
  • elas são capazes de conversar sobre uma ampla gama de assuntos, inclusive de terem conversas difíceis pois respeitam as opiniões e escolhas um do outro, mesmo que não concordem; o encorajamento se faz presente e há predisposição em ajudar, se necessário.


Preciso dizer que tudo isso fideliza o cliente e faz de você um consultor de alta performance?


Se você gostou desse tema e quer aprimorar o entendimento sobre conexão emocional com seu cliente, no meu canal do youtube você encontra um vídeo “6 fatores que levam o cliente a dizer SIM”. Nele, eu comento sobre uma pesquisa sobre persuasão e influência feita por dois professores da Universidade do Arizona.


Espero que essas dicas e insights tenham sido úteis para você. Lembre-se de que é possível criar uma conexão emocional significativa mesmo em vendas remotas. Basta demonstrar interesse genuíno, ser autêntico e cultivar um relacionamento de confiança com seu cliente.


Leia também: O poder da persuasão em uma negociação


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